terça-feira, 8 de janeiro de 2013

PERITOS E ESPECIALISTAS

Por Alfredo Barroso 
«GOVERNO tem 164 ‘especialistas’ a ganhar até 5.775 euros por mês» - titula o «i» na sua edição de hoje, 5 de Janeiro de 2013. 
 O vazio aterrador do pensamento político actual cria esta janela de oportunidade (e oportunismo) para a «muito douta ignorância de peritos e especialistas que pretendem esclarecer os responsáveis políticos e sociais» - como salienta Edgar Morin num texto publicado há dias no «Le Monde». 
Trata-se e ‘peritos’ e ‘especialistas’ completamente incapazes de relacionar entre si e assimilar a enorme quantidade de informações e conhecimentos que vão acumulando dia a dia, e que por isso também são incapazes de formular uma visão integrada, de conjunto, uma orientação coerente, um desígnio político, económico e social que responda aos sérios problemas, dificuldades e desafios que a realidade lhes impõe. 
Em boa parte dos casos, trata-se de ‘especialistas’ que alimentam «a ilusão de uma saída da crise através da economia neoliberal, que todavia foi a que produziu esta crise». Regra geral, porém, não têm sequer competências para desempenhar as funções para que foram, teoricamente, nomeados. No fundo, quase todos eles não passam de penduras do poder, que vivem (e bem) à custa do cartão do partido. É uma prática do «arco do poder» (e não apenas do «bloco central»), nos seus três tons: cor-de-laranja azedo, azul cueca e cor-de-rosa fanado. Entretanto, ganha-se bem na toca do Coelho… 
5 Jan 13

Sem comentários: